"Flutua ou Não Flutua"
O educador deve “conceber e dinamizar actividades promotoras de literacia
científica, com vista ao desenvolvimento de cidadãos mais competentes nas suas
dimensões pessoal, interpessoal, social e profissional (Zabala & Arnau,
2007, citado em Couceiro et al, 2009, p. 15).
A atividade que a seguir se apresenta relaciona-se com a área do conhecimento do mundo presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
A atividade que a seguir se apresenta relaciona-se com a área do conhecimento do mundo presente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
Esta área de conteúdo leva à aprendizagem de diversos domínios
sobre o conhecimento. A física é um desses domínios (Ministério da Educação [ME], 1997) e vai ao encontro da atividade a apresentar.
É crucial trabalhar a área do conhecimento do mundo, como
todas as outras, porque esta leva a criança a estar predisposta para as
ciências (ME, 1997). A criança alarga os seus saberes através do meio
envolvente, pois é este que está mais próximo da criança levando à elaboração
de questões, dúvidas, curiosidades, interesses, etc. os quais leva para dentro
da sala de atividades.
Grande parte das atividades a desenvolver pelas crianças
devem partir do interesse e curiosidade das mesmas, todavia, o educador deve
pegar nessas curiosidades e largar as aprendizagens das crianças. Para isso
deve promover ainda mais curiosidade levando as crianças a desejar saber mais
(ME, 1997).
A atividade seguinte é uma experiência de verificação/ilustração (Couceiro et al, 2009) sobre a física de objetos, nomeadamente sobre a flutuação, ou não, de
diversos materiais do quotidiano da criança. Sendo de fundamental importância
registar a experiência realizada e/ou observada (ME, 1997). Isto porque, a
organização das informações leva a uma consolidação dos conhecimentos
desenvolvidos durante a atividade.
Prever, experimentar e observar o
comportamento (flutuação ou não flutuação) de diferentes objetos na água;
Momento 1: Refletir partilhando com o grupo o que é flutuar e não
flutuar;
Momento 2: Prever o que vai acontecer aos objetos apresentados;
Momento
3: Refletir partilhando com o grupo os resultados
observados na experiência; Registar os resultados da experiência através do
registo iconográfico.Área de Conteúdo (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar): Conhecimento do Mundo (Física: Flutuação).
Recursos: Recipiente transparente; Água; Objetos diversos do dia-a-dia (e.g. Rolha de cortiça; Rolha de garrafa; Clips; Tazzo; Pedra; Lápis, Moeda e Dado);
Tempo: 40 Min
Descrição: O grande grupo deve-se encontrar ao redor da mesa grande em pé. Ao centro deve estar o recipiente com água.
Momento 1: Refletir em grande grupo sobre “O que é flutuar?” “Que
objetos conhecem que flutuem?” ”O que é afundar? ” Que objetos conhecem que
afundem?”.
Momento 2 (Previsão): Apresentam-se os objetos ao grupo, sendo que as crianças devem nomear os seus nomes de
forma a comprovar que os conhecem a todos. Depois, o grupo deve prever o que
vai acontecer a cada objeto e o adulto deve registar essa previsão.
Momento 3 (Experimentação e Observação): Os objetos são colocados um
a um por determinadas crianças, sendo que à medida que se colocam os objetos
deve-se comprar o resultado real com a previsão realizada para determinado
objeto.
De seguida, o adulto deve fazer referência aos barcos mencionando o
barco da história lida (“Uma cadela amarela e os vários amigos dela”) e, pergunta
ao grupo o que acontece se colocar uma bola de plasticina na água, sendo que de
seguida reflete com o grupo qual a forma dos barcos e molda a plasticina com a
forma que o barco tem e coloca-se na água. Sendo que o grupo deve prever sempre
o que vai acontecer antes de experimentar. No final, deve ser realizado um registo individual da experiência através do desenho, ou seja, as crianças devem desenhar o que vêm (recipiente, objetos que flutuam e os que não flutuam).
Referências
Bibliográficas
Couceiro,
F., Martins, I., Pereira, S., Rodrigues, A., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C.,
…Vieira, R. (2009). Despertar para as
Ciências Actividades dos 3 aos 6. Ministério da Educação: DGIDC.
Ministério da Educação. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Neves, M. (2012). Uma cadela amarela e os vários amigos dela. Lisboa: Caminho.
Ministério da Educação. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Neves, M. (2012). Uma cadela amarela e os vários amigos dela. Lisboa: Caminho.



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