terça-feira, 27 de maio de 2014

O Semáforo

Nas OCEPE a Área de Formação Pessoal e Social inclui a educação para a cidadania, qual pode ser trabalhada em diversos temas. Nesta pretende-se que as crianças adquiram e interiorizem valores importantes para viver em sociedade.
Com a atividade apresentada abordaremos a educação rodoviária. Mais especificamente o semáforo como sinal de trânsito importante, tanto para os peões como para os condutores.

Público - alvo: Crianças de 4 e 5 anos.

1ª Parte

Descrição:

  • Apresentar ao grupo imagens acompanhadas com rimas alusivas ao tema;
  • Abordar as seguintes questões refletindo com o grupo:
Para que serve a passadeira? Quando se deve atravessar? quando se deve parar e esperar? O que é e para que serve o semáforo? Falar das cores do
semáforo e o que simbolizam (auxiliar com uma imagem grande e coloria de um semáforo) 
Vermelho - Pára!
Amarelo- Pára e olha! Cuidado!
Verde- Passa, mas com cuidado!


2ª Parte

Descrição:
  • Cada criança constrói um semáforo: 1 círculo de cada cor (vermelho, amarelo e verde), 3 pauzinhos de gelado.
  • Depois de cada criança ter o seu semáforo, em grande grupo procede-se a um jogo que consiste em responder a perguntas utilizando as cores do semáforo. 
Verde- Sim
Amarelo- Espero
Vermelho - Não
  • As perguntas feitas pelo educador, além de abordarem a educação rodoviária, também podem abordar outros aspetos do dia a dia como as regras da sala de atividades, entre outros.
É permitido correr na sala? (Vermelho)
Deve-se esperar no passeio antes de atravessar? (Verde)
Se ainda não chegou a minha vez de receber o leite, o que faço? (Amarelo))
Posso atravessar quando o homenzinho do semáforo estiver vermelho? (Vermelho)
Deve-se escovar os dentes antes de ir dormir? (Verde)
Que se deve fazer antes de arrumar um desenho acabado de pintar com guaches? (Amarelo)

3ª Parte

Descrição:
No final da atividade, para presentear as crianças, fazer uma espetada de gomas imitando as cores do semáforo.
  • Cada criança tem um pauzinho de espetada;
  • Recipiente com gomas de várias cores (entre ela o vermelho, verde e amarelo);
  • Cada criança retira do recipiente as gomas fazendo o seu semáforo respeitando as cores.
Objetivos:
  • Aprender códigos que transmitem informação;
  • Partilhar conhecimentos;
  • Refletir sobre a importância do semáforo;
  • Decorar as cores e o que representam;
  • Reconhecer aspetos e regras a cumprir.

Sem comentários:

Enviar um comentário