Com a atividade apresentada abordaremos a educação rodoviária. Mais especificamente o semáforo como sinal de trânsito importante, tanto para os peões como para os condutores.
Público - alvo: Crianças de 4 e 5 anos.
1ª Parte
Descrição:
- Apresentar ao grupo imagens acompanhadas com rimas alusivas ao tema;
- Abordar as seguintes questões refletindo com o grupo:
Para que serve a passadeira? Quando se deve atravessar? quando se deve parar e esperar? O que é e para que serve o semáforo? Falar das cores dosemáforo e o que simbolizam (auxiliar com uma imagem grande e coloria de um semáforo)
Vermelho - Pára!
Amarelo- Pára e olha! Cuidado!
Verde- Passa, mas com cuidado!
2ª Parte
Descrição:
- Cada criança constrói um semáforo: 1 círculo de cada cor (vermelho, amarelo e verde), 3 pauzinhos de gelado.
- Depois de cada criança ter o seu semáforo, em grande grupo procede-se a um jogo que consiste em responder a perguntas utilizando as cores do semáforo.
Verde- Sim
Amarelo- Espero
Vermelho - Não
- As perguntas feitas pelo educador, além de abordarem a educação rodoviária, também podem abordar outros aspetos do dia a dia como as regras da sala de atividades, entre outros.
É permitido correr na sala? (Vermelho)
Deve-se esperar no passeio antes de atravessar? (Verde)
Se ainda não chegou a minha vez de receber o leite, o que faço? (Amarelo))
Posso atravessar quando o homenzinho do semáforo estiver vermelho? (Vermelho)
Deve-se escovar os dentes antes de ir dormir? (Verde)
Que se deve fazer antes de arrumar um desenho acabado de pintar com guaches? (Amarelo)
3ª Parte
Descrição:
No final da atividade, para presentear as crianças, fazer uma espetada de gomas imitando as cores do semáforo.
- Cada criança tem um pauzinho de espetada;
- Recipiente com gomas de várias cores (entre ela o vermelho, verde e amarelo);
- Cada criança retira do recipiente as gomas fazendo o seu semáforo respeitando as cores.
Objetivos:
- Aprender códigos que transmitem informação;
- Partilhar conhecimentos;
- Refletir sobre a importância do semáforo;
- Decorar as cores e o que representam;
- Reconhecer aspetos e regras a cumprir.



Sem comentários:
Enviar um comentário