quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Animais

Todas as áreas de conteúdos estão um pouco relacionadas com a Área do Conhecimento do Mundo.
A atividade a seguir apresentada , além de abordar o Domínio da Matemática, também potencia aprendizagens sobre o conhecimento do ambiente natural.

Público - alvo:  Crianças de 4 e 5 anos

1ª Parte
  • Sobre uma mesa colocar imagens de diversos animais. É importante que sejam animais com várias características físicas e de diferentes habitats (deve haver animais repetidos);
  • É proposto ao grupo que explore e observe as imagens;
  • Cada criança escolhe 2 ou 3 imagens e uma de cada vez apresenta o animal escolhido ás restantes crianças (Nome; O que come; Qual o seu revestimento; Onde vive; Como se desloca; etc).
2ª Parte
  • Depois de todas as crianças terem apresentado os animais é proposto que agrupem os animais;
  • Na parede é colocada uma cartolina. A educadora deve escrever o critério utilizado para formar os conjuntos;
Exemplo:



  • Cada criança de cada vez levanta-se e coloca os seus animais no habitat correto;
  • Depois de todos os animais estarem colocados procede-se à elaboração de novos conjuntos utilizando outros critérios (deixar os gráficos expostos sem retirar as imagens).
Exemplo:

Aqui é importante que a educadora explique o gráfico de Venn mencionando que os animais que comem carne/peixe e plantas devem ficar no meio (interseção);
A atividade poderá continuar recorrendo a outros critérios para formar novos conjuntos.
É importante que a educadora fomente o diálogo entre os elementos do grupo para que todos possam partilhar os seus conhecimentos.





3ª Parte 
  • Depois de se fazerem vários conjuntos procede-se ao registo dos mesmos;
  • A educadora distribui folhas previamente preparadas com a imagem dos gráficos trabalhados e seus critérios. 
  • No centro da mesa coloca várias imagens iguais às exploradas mas mais pequenas, isto para que seja possível colá-las nos gráficos.
Nota: Os gráficos elaborados em conjunto pelo grupo devem estar expostos para que as crianças possam observar e para que as ajude no registo. Se houver animais que não foram  explorados e distribuídos pelos gráficos  pode-se deixar que a criança os explore de modo a integrá-los no registo. 

Objetivos
  • Identificar os animais;
  • Reconhecer características físicas dos animais;
  • Reconhecer modos de vida dos animais;
  • Partilhar informação;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre animais;
  • Agrupar os animais recorrendo a diferentes critérios;
  • Utilizar o registo como meio de transmissão de informação e de registo da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário