Público - alvo: Crianças de 4 e 5 anos
1ª Parte
- A educadora reúne as crianças em grande grupo;
- Dirige-se ao grupo mencionando que existem pinturas pintadas por pintores muito famosos. Explica que as pinturas tornam-se muito famosas e apreciadas pelas pessoas;
É importante que a docente incentive a partilha de informação e de conhecimentos entre os elementos do grupo, e entre os elementos do grupo e ela própria.
- A docente mostra a imagem de uma pintura (Ex. "A Noite Estrelada" de Vincent Van Gogh).
- Menciona o nome do pintor (antes pode questionar o que é um pintor e o que faz);
- Diz o nome da obra;
- Pede ao grupo para observar a pintura identificando alguns elementos do ambiente natural;
A educadora deve incentivar o diálogo e a observação da pintura.
Objetivos:
- Contactar com a pintura como modalidade expressiva;
- Dialogar e partilhar informações e conhecimentos;
- Descrever o que observa na pintura.
2ª Parte
- A educadora divide o grande grupo em dois grupos mais pequenos para haver um acompanhamento e apoio mais facilitado;
- Distribui folhas A4 ou cartolinas brancas A4;
- Propõe que pintem uma pintura com base naquela que observaram (a imagem da pintura deve estar exposta na parede da sala de atividades num local bem visível às crianças);
- Sobre a mesa devem estar tintas de várias cores e pincéis;
- É dado a cada criança um pedaço de plástico de bolhas (o que é usado para embrulhar loiça ou objetos muito frágeis);
- A educadora exemplifica cada passo antes das crianças fazerem:
- Começar a pintar o céu, para isso devem pincelar o plástico com a cor correta. Depois agarram no plástico e pressionam-o contra a parte superior da folha. Este processo de "carimbo" pode ser repetido várias vezes até o céu ficar pintado.
- Depois do grupo ter pintado o céu, cada criança deve pintar a paisagem. Para isso, deve molhar uma esponja na tinta e proceder à pintura carimbando com cuidado. Pode também fazer pequenos traços de silhueta da paisagem com um pincel.
- Depois de terem pintado a paisagem devem pintar as estrelas. Para isso devem molhar o dedo indicador na tinta e "carimbar" a pintura fazendo as estrelas.
A educadora deve apoiar cada criança durante a pintura podendo fazer sugestões e/ou questões sobre particularidades que observe na pintura da criança.
Depois do primeiro grupo ter pintado segue-se o segundo grupo.
- No final, as pinturas das crianças podem estar expostas numa parede do JI:
- Pode ter como título " As réplicas da Noite Estrelada de Vincent Van Gogh"
- No centro do painel de pinturas pode estar a imagem da obra de Van Gogh. À volta desta podem estar as pinturas das crianças corretamente identificadas.
Objetivos:
- Recriar a obra através da pintura;
- Representar na sua própria pintura elementos identificados na obra;
- Emitir juízo sobre o seu trabalho;
- Utilizar diferentes materiais como "carimbos" na pintura;
- Divulgar as pinturas elaboradas pelas crianças.

Sem comentários:
Enviar um comentário