quinta-feira, 12 de junho de 2014

A minha família

A atividade que se segue articula a Área de Formação Pessoal e Social com o Domínio da matemática, isto com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar.

Público - alvo: Crianças com 3, 4 e 5 anos

1ª Parte

  • A educadora lê uma história ao grade grupo (Ex."Beijinhos não dou!" de Julian Jarman, Edições Dinalivro);
  • Depois da leitura refletir com o grupo sobre quem é o Jaime e a sua família:
  1. Identificam quais os familiares mencionados na história ;
  2. Refletem sobre as famílias serem todas diferentes;
  • A educadora propõe que cada criança diga quais os familiares com quem vive;
"A quem dão beijinhos todos os dias quando chegam a casa?"
  • A educadora pergunta a cada criança quais os familiares que vivem com ela - a educadora deve fazer o registo do que é dito;

Objetivos

  • Reconhecer que o ser humano tem necessidade de afeto;
  • Distinguir graus de parentesco simples;
  • Demonstrar que compreendeu a informação transmitida oralmente durante a leitura;
  • Partilhar informação;
  • Participar na recolha de dados acerca de si próprio.

2ª Parte

  • A educadora entrega uma tira de papel a cada criança. Esta tira está dividida em tantas partes quantos forem os familiares que vivem com a criança.
Ex. esta tira corresponde a 4 familiares.
  • A criança deve desenhar em cada quadrado um familiar que vive com ela;
  • Cada criança cola a sua tira num gráfico previamente elaborado pela educadora: Numa cartolina amarela A2 colar uma cartolina vermelha de modo a forma o telhado.
  • À vez cada criança, com o apoio da educadora, deve colar a sua tira de papel por cima do seu nome (as crianças que já sabem escrever o seu nome devem ser elas próprias a escreverem no local indicado pela educadora).
Enquanto, cada criança cola a sua tira a educadora deve incentivar o diálogo e a análise feita pela criança ao gráfico.


Objetivos
  • Reconhecer que cada espaço/quadrado simboliza um familiar;
  • Representar elementos familiares através do desenho;
  • Reconhecer os números como identificação do número de familiares que representa.


3ª Parte

  • No final, as crianças em grande grupo devem observar e analisar o gráfico - a educadora incentiva o diálogo em conjunto fazendo questões como: Quem tem mais familiares a viver em sua casa?; Existem mais crianças a viverem com quantos adultos?; O Rafael tem tantos familiares a viver consigo como quem?; etc.
  • Colocar o gráfico na parede da sala de atividades.

Objetivos

  • Utilizar a linguagem "mais" ou "menos" em comparação;
  • Interpretar dados apresentados no gráfico.

Observações: Para realizar esta atividade é preciso ter em conta a situação familiar de cada criança, ou seja, é preciso saber com quem vive cada criança, para que deste modo, haja alguma diversidade em relação ao número de elementos familiares de criança para criança.  Isto porque, se o número familiares não variar de elemento para elemento a atividade não faz tanto sentido em termos de análise e comparação.


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